Quais sao os tipos de propolis?

As diferentes plantas e abelhas que fazem parte da producao originam diferentes tipos de propolis. Assim, eles se diferenciam pela cor, pela consistencia e beneficios. No Brasil, os mais utilizados sao os tipos: verde, vermelho e marrom.

Propolis verde: e proveniente do alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia). E conhecido pelas suas propriedades antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatoria, imunomodulatoria, cicatrizante, anestesica, anticancer e anticariogenica.
Propolis vermelho: vem de uma planta conhecida como rabo de bugio (Dalbergia ecastophyllum (L) Taub). Possui compostos fenolicos importantes e apresenta efeitos antitumorais e antioxidantes.
Propolis marrom: e o mais conhecido e tem origem em muitas plantas. Apresenta efeitos antioxidantes e antimicrobianos.
Composicao do propolis
Por mais que existam diferentes tipos, a composicao e, basicamente, fifty% de resina e balsamo vegetal, thirty% de cera, 10% de oleos essenciais e aromaticos, 5% de polen e five% de outras substancias, como residuos organicos.

Quais sao os beneficios do propolis?
Vale lembrar que o uso do propolis nao e de hoje. Ha relatos que o comprovam desde os tempos do Egito Antigo e da Mesopotamia. Da mesma forma, gregos, incas e romanos tambem sao povos que ja utilizavam a substancia para diferentes objetivos.

Atualmente, e indicado pelos seus beneficios:

antibacteriano
antioxidante
antifungico
antiviral
anti-inflamatorio
antiprotozoario
antitumoral
hepatoprotetor.
O que dizem os estudos sobre propolis?
Em sintese, as analises mais especificas evidenciam a atuacao da substancia na melhora e tratamento da saude oral, gastrointestinal, controle da glicose, para a cicatrizacao de feridas, acnes e cuidados ginecologicos.

Acompanhe.

Saude oral
Foi evidenciado em estudo que a combinacao do extrato etanolico de propolis com enxaguatorios bucais potencializou a prevencao de infeccoes microbianas, bem como o tratamento da inflamacao das gengivas.

Saude gastrointestinal
A revisao feita indica que a eficacia do propolis no tratamento de disturbios gastrointestinais pode ser atribuida as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatorias.

Controle de glicose
Em uma meta-analise, foi identificado como mais um potencial beneficio do propolis o controle dos niveis glicemicos em pacientes com diabetes tipo 2.

Cicatrizacao
Um estudo apontou que a substancia reduziu a quantidade de radicais livres em lesoes inflamatorias e aumentou a presenca de colageno. Os flavonoides, arginina, vitamina C, Professional-vitamina A, complexo B e alguns minerais da sua composicao ajudam na cicatrizacao.

Acne
O comparativo de tratamentos em propolis vermelho pacientes com acne identificou melhores resultados naqueles que aplicaram um creme feito de propolis combinado com oleo de melaleuca (tea tree oil) e aloe vera. Os demais utilizaram creme de eritromicina (antibiotico) ou placebo.

Cuidados ginecologicos
Ainda, um estudo realizado com solucao aquosa de propolis apontou a melhora do bem-estar vaginal. Devido a acao antibiotica, antimicotica e anestesica, a substancia pode ser recomendada para tratar doencas, como candidiase.

Para que serve o extrato de propolis?
E importante destacar que o propolis e encontrado em diferentes formas farmaceuticas, na forma de extrato seco em capsulas, extrato aquoso ou alcoolico, em gotas. Assim, as indicacoes de uso estao relacionadas com seus beneficios apresentados anteriormente, como anti-inflamatorio.

Desta forma, o extrato pode ser usado em tratamento ou prevencao, ingerido, aplicado diretamente na pele ou diluido, de acordo com a indicacao do profissional de saude.

Como tomar extrato de propolis?
Para quem ingere o extrato de propolis como forma preventiva e para melhorar a saude, alguns profissionais indicam que a administracao seja feita diariamente, em jejum, logo pela manha.

Mas e importante ressaltar que o uso deve ser recomendado por medicos e profissionais da saude. Afinal, existem contraindicacoes, e as orientacoes variam de acordo com a necessidade e sensibilidade de cada paciente.

Quais sao as contraindicacoes do extrato de propolis?
De fato, o uso oral ou topico pode causar reacoes alergicas, especialmente em alergicos a abelha ou a picadas de insetos, asmaticos e individuos com alergias que se apresentam como dermatite de contato ou mucosite oral.

Ao saber para que provide o extrato de propolis, a lista propolis beneficios de beneficios chama a atencao, nao e mesmo? Por isso, muitas pessoas agregam na rotina matinal algumas gotinhas do produto. Vale destacar que a orientacao do profissional da spot da saude e essencial para fazer a ingestao diaria correta, assim como para escolher a forma farmaceutica excellent.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *